» 
Arabic Bulgarian Chinese Croatian Czech Danish Dutch English Estonian Finnish French German Greek Hebrew Hindi Hungarian Icelandic Indonesian Italian Japanese Korean Latvian Lithuanian Malagasy Norwegian Persian Polish Portuguese Romanian Russian Serbian Slovak Slovenian Spanish Swedish Thai Turkish Vietnamese
Arabic Bulgarian Chinese Croatian Czech Danish Dutch English Estonian Finnish French German Greek Hebrew Hindi Hungarian Icelandic Indonesian Italian Japanese Korean Latvian Lithuanian Malagasy Norwegian Persian Polish Portuguese Romanian Russian Serbian Slovak Slovenian Spanish Swedish Thai Turkish Vietnamese

definition - Armadura_(música)

definition of Wikipedia

   Advertizing ▼

Wikipedia

Armadura (música)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A armadura da clave é o nome que se dá aos acidentes colocados ao lado da clave na pauta musical, indicando que as notas correspondentes à localização na pauta onde a armadura foi escrita, devem ser tocadas de maneira consistente um semitom acima ou abaixo de seu valor natural, (por exemplo, as notas brancas do piano) conforme se usem sustenidos ou bemóis, respectivamente, na armadura. A armadura geralmente é escrita imediatamente após a clave no início da pauta musical embora possa aparecer em outro local da partitura, especialmente após um compasso iniciado por uma barra dupla.

Esta é a escala em Si maior, escrita com os acidentes que identificam a tonalidade

Ficheiro:Ks1.gif

e aqui a mesma escala (as mesmas notas são tocadas) escrita usando-se a armadura da clave.

Ficheiro:Ks2.gif

O efeito da armadura, isto é as notas que ela afeta, transformando-as em sustenidos ou bemóis, permanece por toda a peça ou movimento, a menos que seja anulado por outra armadura. Por exemplo, uma armadura com cinco sustenidos é colocada no início de uma peça. Toda nota La que aparecer na música em qualquer oitava será executada como um La sustenido, a menos que precedida por algum acidente . Por exemplo, o La na escala acima —; a penúltima nota —; é tocado como um La sustenido mesmo estando uma oitava acima da posição onde o sustenido na nota La foi indicado na armadura.

Geralmente, quando há apenas um sustenido, este deve ser o Fa sustenido. A seqüência de sustenidos e de bemóis é rígida em música desde o período de prática comum (1600 a 1900). A ordem dos sutenidos e bemóis é mostrada a seguir. No século XX, compositores como Bartók e Rzewski (ver abaixo) começaram a fazer experimentações com armaduras não convencionais que não obedeciam à ordem padrão.

Nas partituras que contêm mais de um instrumento, a escrita para todos os instrumentos é feita com a mesma armadura. Exceções:

  • Se o instrumento é um instrumento transpositor (em que a música tem que ser escrita numa tonalidade diferente);
  • Se o instrumento é um instrumento de percussão, sem tonalidade definida;
  • Por convenção, muitos compositores omitem a armadura nas partes da trompa. Isto talvez seja uma reminiscência do passado, dos primeiros dias dos metais, quando se acrescentavam extensões curvas às trompas para aumentar o comprimento do tubo, alterando a tonalidade do instrumento;
  • Nas partituras do século XV, "armaduras parciais" nas quais as diferentes vozes, têm armaduras diferentes, são bastante comuns; entretanto isto se deriva dos hexacordes diferentes em que as partes foram implicitamente escritas e o uso da expressão armadura pode ser engandor a música desse período e anteriores.

Índice

Relação entre a armadura e a tonalidade

A armadura da clave e a tonalidade são objetos diferentes: a armadura da clave é tão somente um recurso de notação. Ela é conveniente, principalmente para a música diatônica ou tonal. Algumas peças que mudam a tonalidade (modulam) inserem uma nova armadura na pauta enquanto que outras usam acidentes: sinais de bequadro para neutralizar a armadura e outros sustenidos e bemóis para a nova tonalidade.

Para um dado modo a armadura define a escala diatônica que a obra musical usa. A maioria das escalas necessitam que algumas notas sejam consistentemente modificadas por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol maior a nota que define o tom é o Fá sustenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de sol maior é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um sustenido não garante que a tonalidade da obra seja Sol maior. Muitos outros fatores determinam a tonalidade de uma peça. Isto é particularmente certo com relação aos tons menores. A famosa Tocata e Fuga em Ré menor, BWV 538 (Tocata e Fuga Dórica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré menor, não possui armadura, implicando que é em Ré Dórico. No lugar da armadura, as notas Si bemol necessárias para a tonalidade de Ré menor são escritas com acidentes tantos vezes quantas forem necessárias.

Duas tonalidade que compartilham a mesma armadura são chamadas de tonalidades relativas.

Quando os modos tais como o lídio e o dórico são escritos utilizando as armaduras eles são chamados de modos transpostos.

História

O uso de um bemol como armadura se desenvolveu no período medieval, mas armaduras com mais do que um bemol não surgiram antes do século XVI e armaduras com sustenidos apareceram apenas a partir de meados do século XVII. A música barroca escrita em tons menores freqüentemente era escrita com menos bemóis do que os agora associados à suas tonalidades. Por exemplo, movimentos em Dó menor, frequentemente têm dois bemóis na armadura, porque o Lá bemol freqüentemente tem que ser aumentado para o Lá natural (Lá bequadro) nas escalas menores harmônica e melódica , assim como o Si bemol, na escala menor melódica.

Tabela de armaduras

A tabela a seguir, ilustra o número de sustenidos e bemóis de cada armadura e as armaduras do relativo maior para as escalas menores (ver círculo de quintas). Lembrar de todas as armaduras é relativamente fácil se forem seguidas as seguintes quatro regras simples:

  • Dó maior não possui sustenidos nem bemóis;
  • Um bemol é Fá maior;
  • Para mais de um bemol, o tom maior é o do penúltimo bemol; e
  • Para qualquer número de sustenidos, pegue o último sustenido e o aumente de um tom para chegar ao tom maior. (O relativo menor é uma terça menor abaixo do tom maior, independente se a armadura possui sustenidos ou bemóis).

No caso das armaduras com sustenidos, o primeiro sustenido é colocado na linha do Fá (para o tom de Sol maior/Mi menor). Os sustenidos seguintes são adicionados, respectivamente nos locais da pauta correspondentes à notas Dó, Sol, Ré, Lá, Mi e Si. As armaduras de bemóis seguem a seqüência dos sustenidos na ordem inversa, ou seja: Si, Mi, Lá, Ré, Sol, Dó e Fá. Há quinze diferentes armaduras incluindo a armadura vazia de Dó maior/Lá menor. Esta seqüência é apresentada no círculo de quintas.

As armaduras com seqüências de sete bemóis ou sete sustenidos, são raramente utilizadas não só por que as notas nestas tonalidades extremas de sustenidos ou bemóis são mais difíceis de executar na maioria dos instrumentos, como, também, porque elas têm equivalências enarmônicas. Por exemplo, a tonalidade de Dó sustenido maior (com sete sustenidos) é representada de maneira mais simples como Ré bemol maior (cinco bemóis). Modernamente, para os fins práticos, essas tonalidades são iguais por que Dó sustenido e Ré bemol são a mesma nota. Entretanto, obras foram escriitas nessas tonalidades extremas, por exemplo, o Prelúdio e Fuga nº 1 de O Cravo Bem Temperado de Bach, BWV 848 é em Dó sustenido maior.

As anteriormente mencionadas 15 armaduras, entretanto, definem apenas as escalas diatônicas e são, por isso, chamadas de armaduras padrão. Outras escalas estão escritas com a armadura padrão, acrescidas dos acidentes requeridos ou com uma armadura não padronizada tal como, por exemplo, Mi bemol, na mão direita e Fá bemol & Sol bemol (na mão esquerda), usadas na escala de Mi bemol reduzida (Mi bemol octatônico) na obra Mãos Cruzadas de Béla Bártok (nº 99, vol. 4 e Microcosmos) ou Si bemol, Mi bemol & Fá bemol, usados para a escala dominante frígia em Deus para Uma Criança Faminta de Frederic Rzewski.

Observe-se que a ausência de uma armadura nem sempre significa que a música está em Dó maior ou Lá menor: cada acidente pode ser anotado explicitamente como requerido ou a peça pode ser modal ou atonal.

ArmaduraTom maiorTom menor

Sem sustenidos ou bemóis Dó maior
Lá menor
Armadura.Tom MaiorTom Menor

1 bemol
Fá maiorRé menor

2 bemóis
Si♭ maiorSol menor

3 bemóis
Mi♭ maiorDó minor

4 bemóis
Lá♭ maiorFá menor

5 bemóis
Ré♭ maiorSi♭ menor

6 bemóis
Sol♭ maiorMi♭ minor

7 bemóis
Dó♭ maiorLá♭ menor
ArmaduraTom maiorTom menor

1 sustenido
Sol maiorMi menor

2 sustenidos
Ré maiorSi menor

3 sustenidos
Lá maiorFá♯ menor

4 sustenidos
Mi maiorDó♯ menor

5 sustenidos
Si maiorSol♯ menor

6 sustenidos
Fá♯ maiorRé♯ menor

7 sustenidos
Dó♯ maiorLá♯ menor

obs: nos bemóis, o penúltimo presente na armadura, dá o nome da escala.

Ver também

Ligações externas

  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Portal-Música erudita

 

All translations of Armadura_(música)


sensagent's content

  • definitions
  • synonyms
  • antonyms
  • encyclopedia

  • definiçaõ
  • sinónimo

Dictionary and translator for handheld

⇨ New : sensagent is now available on your handheld

   Advertising ▼

sensagent's office

Shortkey or widget. Free.

Windows Shortkey: sensagent. Free.

Vista Widget : sensagent. Free.

Webmaster Solution

Alexandria

A windows (pop-into) of information (full-content of Sensagent) triggered by double-clicking any word on your webpage. Give contextual explanation and translation from your sites !

Try here  or   get the code

SensagentBox

With a SensagentBox, visitors to your site can access reliable information on over 5 million pages provided by Sensagent.com. Choose the design that fits your site.

Business solution

Improve your site content

Add new content to your site from Sensagent by XML.

Crawl products or adds

Get XML access to reach the best products.

Index images and define metadata

Get XML access to fix the meaning of your metadata.


Please, email us to describe your idea.

WordGame

The English word games are:
○   Anagrams
○   Wildcard, crossword
○   Lettris
○   Boggle.

Lettris

Lettris is a curious tetris-clone game where all the bricks have the same square shape but different content. Each square carries a letter. To make squares disappear and save space for other squares you have to assemble English words (left, right, up, down) from the falling squares.

boggle

Boggle gives you 3 minutes to find as many words (3 letters or more) as you can in a grid of 16 letters. You can also try the grid of 16 letters. Letters must be adjacent and longer words score better. See if you can get into the grid Hall of Fame !

English dictionary
Main references

Most English definitions are provided by WordNet .
English thesaurus is mainly derived from The Integral Dictionary (TID).
English Encyclopedia is licensed by Wikipedia (GNU).

Copyrights

The wordgames anagrams, crossword, Lettris and Boggle are provided by Memodata.
The web service Alexandria is granted from Memodata for the Ebay search.
The SensagentBox are offered by sensAgent.

Translation

Change the target language to find translations.
Tips: browse the semantic fields (see From ideas to words) in two languages to learn more.

last searches on the dictionary :

2215 online visitors

computed in 0.078s

   Advertising ▼

I would like to report:
section :
a spelling or a grammatical mistake
an offensive content(racist, pornographic, injurious, etc.)
a copyright violation
an error
a missing statement
other
please precise:

Advertize

Partnership

Company informations

My account

login

registration

   Advertising ▼